Pensamento...

"Eu sou o Colombo da minha alma e diariamente descubro nela novas regiões." | Gibran Khalil Gibran.

Buscadores espirituais...


 

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A VERDADE E A MENTIRA - UMA METÁFORA OPORTUNA.


O Espírito Álvaro Martins que fora, quando encarnado (1868-1906), renomado jornalista e poeta cearense, psicografou, através do médium mineiro Waldo Vieira, uma interessante quadrinha que segue transcrita abaixo:

“Verdade – rio fecundo;
Mentira – pedra a rolar.
A pedra fica no fundo,
O rio chega no mar.”[1]

Nela, o Espírito Álvaro Martins apresenta uma metáfora para compreendermos a diferença entre a mentira e a verdade.
A verdade é comparada a um rio fecundo, caudaloso, de vastas proporções, que vai seguindo despreocupado o seu curso natural, fiel ao leito que lhe dá sustentação, avançando até o ponto em que alcança a sua foz, despejando o fluxo das suas águas mo mar, cumprindo, assim, a finalidade da sua existência.
A mentira, por sua vez, é comparada a uma pedra a rolar, que, ao ser atirada contra o rio, não lhe afeta, indo parar nas profundezas de suas águas, sepultada no leito fluvial, não interferindo, de modo algum, no fluxo da corrente.
Assim, da mesma forma que a pedra lançada no rio não oferece obstáculo algum ao prosseguimento do seu curso, a mentira em nada pode afetar a verdade.
Toda vez que a mentira bater à nossa porta, deixemo-la fechada, não permitindo que ela entre e nos perturbe.
Guardando um postura mental de calma e serenidade, a refletir-se na imperturbabilidade do nosso comportamento, demonstraremos segurança interior, o que conspirará contra a mentira e o mentiroso, denotando a nossa superioridade em relação a eles.
Seguindo o exemplo do rio, avancemos na direção dos nossos propósitos e ideais, sem dar importância às pedras que nos arremessam, porque elas não terão o poder de nos deter, a não ser que o permitamos.




[1]    VIEIRA, Waldo; XAVIER, F. C. Trovadores do Além. 4.ed. Rio de Janeiro-RJ: FEB, 1994.p.110.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar