Pensamento...

"Eu sou o Colombo da minha alma e diariamente descubro nela novas regiões." | Gibran Khalil Gibran.

Buscadores espirituais...


 

sexta-feira, 23 de abril de 2010

CORRENTEZA DE LUZ - JOSÉ RAUL TEIXEIRA / CAMILO


Nos dias difíceis em que vivemos, quando o peso dos problemas ameaça-nos esmagar, vale a pena dedicarmos alguns instantes para a leitura e para a meditação, buscando inspirações para o nosso dia-a-dia.
Nesse sentido, uma excelente sugestão é a obra Correnteza de Luz, do Espírito Camilo, psicografada pelo médium José Raul Teixeira. Sua primeira edição data de 1991, publicada pela Editora Fráter. Escrita primorosamente, numa linguagem irreprochável, apresenta elevados esclarecimentos sobre múltiplas questões da nossa vida sob o ângulo do Espiritismo.
Refletindo sobre temas extraídos de O Livro dos Espíritos e de O Livro dos Médiuns, enfoca de modo muito especial as inter-relações entre o mundo material e o mundo espiritual.
Os três primeiros capítulos da obra, por exemplo, constituem um pequeno mas aprofundado estudo sobre o perispírito, raramente encontrado em outro lugar, ao menos da forma como ali está exposto.
Quem se interessa pelo temática mediúnica não pode deixar de lê-la, pois encerra preciosos apontamentos sobre a sua natureza, desenvolvimento, modo de exercer, finalidade, etc.
Num tempo em que a literatura espírita ganha em quantidade e perde em qualidade, há que se selecionar boas obras, Correnteza de Luz é uma delas!
Eis alguns excertos:
I - “Na área da irradiação, energias emitidas pela alma, sempre ativa, expandem-se em determinada região que a circunscreve, sofrendo a sua natural influência, mais ou menos ampla, de conformidade com o nível de desenvolvimento intelectual e moral dessa Inteligência. É graças à sua plasticidade, entretanto, que o corpo perispiritual logra ter modificadas as suas formas externas, consoante a ação do psiquismo da Entidade Espiritual. Convertem-se em figuras dantescas, mesmo irracionais, na hipantropia, na licantropia, ou noutra qualquer expressão zoantrópica, dentro dos estados da mente enferma e culpada, grotesca, liberada do corpo somático.” (Correnteza de Luz, p.22).
II - “Ilumina o teu entendimento com a luz de amadurecidas meditações, a fim de que o teu conhecimento das questões da alma não se perca nas superficialidades que geram insegurança.” (Correnteza de Luz, p.48).
III - “Nos dias que se derrama sobre a Terra a bênção do Consolador, que representa Jesus de retorno ao convívio humano, insuflando-nos bom ânimo, esperança, coragem para encetar a marcha renovadora, evocamos a figura do Guia Israelita, para concluir que, também na atualidade, carece o exercício mediúnico da disciplina, que norteia; do respeito, que valoriza; dos dedicados estudos, que geram entendimento; das meditações elevadas, que equilibram, a fim de que se consigam frutos sazonados da árvore da mediunidade.” (Correnteza de Luz, p.59).
IV - “Muitos são os que procuram informações quanto aos modos pelos quais se poderá melhor desenvolver a mediunidade, ou educá-la, para servirem com maior proveito. É necessário se entenda, nesse caso, que à medida que o indivíduo com deveres mediúnicos se renova e se amplia, como criatura humana, quanto mais se aprimora como ser, mais conhecendo, mais amando, mais sentindo e sendo melhor pessoa, obviamente suas características mediúnicas, sejam quais forem, igualmente se desenvolverão.” (Correnteza de Luz, p.71).
V - “Se pensas, pois, em servir na Vinha do Cristo, na faixa do intercâmbio com o Além, afervora-te às necessárias disciplinas, com espontaneidade e lucidez, a fim de O encontrares em cada atividade, ainda que isso te custe abandono, incompreensão ou lágrimas, certo de que mais te valerão o clima da consciência iluminada e a alma prenhe de bênçãos.” (Correnteza de Luz, p.106).
VI - “Cumpre estudar sempre mais, meditar cada vez mais para conseguir captar sutilezas e servir melhor.” (Correnteza de Luz, p.130).
VII - “Eminentes energias são dinamizadas pelo empenho da oração. Essa maneira de intercambiar com os Poderes Superiores da Vida coloca a criatura em condições de, ao dirigir o pensamento às Alturas, tornar-se receptáculo das fulgurantes bênçãos que jorram do Infinito em cascatas felizes.” (Correnteza de Luz, p.151).
VIII - “O Espiritismo, na sua feição de doutrina da razão, convida àqueles que se aproximam dos seus circuitos ou que mourejam em seus campos, a um mergulho no oceano dos pensamentos superiores, que são expressos com nobreza de forma e elegância vocabular, valorizando a todos quantos apreciam o próprio crescimento.” (Correnteza de Luz, p.188).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar