Pensamento...

"Eu sou o Colombo da minha alma e diariamente descubro nela novas regiões." | Gibran Khalil Gibran.

Buscadores espirituais...


 

domingo, 25 de abril de 2010

CRESCIMENTO ESPIRITUAL


A palavra crescimento implica na mudança de um determinado estado para outro. A semente que brota, se desenvolve e se torna uma árvore, passou por um processo de crescimento. De algum modo, a árvore estava contida na semente, mas dependeu de um conjunto de fatores para manifestar-se. Crescimento, assim, não é apenas aumentar de tamanho, ganhar maior extensão, expandir-se... É tudo isso, mas num sentido determinado, composto por etapas sucessivas que se distinguem umas das outras, demarcadas por novos acréscimos e desenvolvimentos.
O crescimento espiritual deve ser compreendido como o caminho percorrido pela semente até a árvore. Cada um de nós, deste modo, situa-se num ponto específico do caminho, entre a semente e a árvore. Uns estão mais próximos da semente, outros estão mais próximos da árvore. Todos, no entanto, estão onde podem e devem estar. Entender isto resolveria um grande número de problemas.
A semente quando brota, segue seu curso natural. O broto que surge, nem se lastima por não ser mais uma semente, nem se inquieta por ainda não ser uma árvore. O broto vive plenamente a sua condição de broto, mas sem ficar preso nela, continuando o seu desenvolvimento que é ininterrupto.
Guardadas as proporções, nós somos sementes de Deus, depositadas no ventre do Universo para nos transformarmos em árvores. Como sementes, temos o nosso próprio tempo e ritmo de maturação. Por isso, algumas sementes brotam e crescem mais rápido do que as outras, mas isto não significa que sejam melhores, apenas que estão num tempo e num ritmo diferente de desenvolvimento. Todas as sementes passarão pelos mesmos estágios de crescimento, alcançando a condição de árvores, mas cada uma segundo as próprias possibilidades.
Considerando isto, os seguintes comportamentos são, no mínimo, desadequados:
A semente invejar a árvore que um dia ela própria será;
O broto ficar impaciente ou sentir-se frustrado por ainda não poder dar os frutos que a árvore já dá;
A árvore ignorar as etapas anteriores do seu crescimento e criticar a semente e o broto por não serem como ela é.
E aí, em que estágio você está? Ainda é uma semente? É um broto? Já é uma árvore? É importante você conhecer a posição em que está, identificar o seu ritmo de crescimento, respeitar o ritmo de crescimento alheio e compreender que não podemos exigir dos outros mais do que podem nos dar. Ou pode a árvore exigir frutos da semente?!
O crescimento espiritual, segundo a metáfora de que nos servimos, da transformação da semente em árvore, ocorre de forma natural, num sequenciamento do qual não podemos fugir, revelando através das nossas reações perante a vida a posição em que estamos ou o nosso tamanho interior (...semente..., ...broto..., ...árvore...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar