Pensamento...

"Eu sou o Colombo da minha alma e diariamente descubro nela novas regiões." | Gibran Khalil Gibran.

Buscadores espirituais...


 

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PENSAMENTOS...


          "Ninguém pode ser escravo da sua identidade: quando surge uma possibilidade de mudança é preciso mudar." - Elliot Gould.

Do livro:

Pensamentos..., p.77.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

MAIS E MENOS - MENSAGEM DE CHICO XAVIER / EMMANUEL



"Dá sempre do que tenhas, ainda que seja pouco, de vez que muito pior que dar pouco é deteriorar o que se tem nas garras da sovinice.
***
Serve sempre, ainda que seja pouco, porquanto, muito pior que servir pouco é não ter utilidade para ninguém.
***
Trabalha sempre, ainda que seja pouco, de vez que muito pior que trabalhar pouco é afundar-se a pessoa no poço da inércia.
***
Auxilia sempre para o bem de todos, ainda que seja pouco, porquanto muito pior que auxiliar pouco é não auxiliar em favor de alguém, de modo algum.
***
Espera o melhor sempre, ainda que seja pouco, de vez que muito pior que esperar pouco é naufragar nas sombras do pessimismo.
***
Estuda sempre, ainda que seja pouco, porquanto muito pior que estudar pouco é acomodar-se a criatura nas trevas da ignorância.
***
Pratica a humildade sempre, ainda que seja pouco, de vez que muito pior que pouca humildade é petrificar-se alguém na frieza do orgulho.
***
Exercita a paciência sempre, ainda que seja pouco, porquanto muito pior do que pouca paciência é residir a pessoa no espinheiro da irritação.
***
De tudo o que seja bom e útil, belo e nobre, é conveniente realizar sempre mais, porque, quanto mais fizermos nas áreas do bem, mais amplamente receberemos os bens da vida. Entretanto, se não pudermos realizar o máximo, atendamos pelo menos ao mínimo do que possamos fazer, de vez que todo muito depende do pouco a fim de começar."

Referência Bibliográfica:

XAVIER, Francisco C. / Espírito Emmanuel. Inspiração. São Bernardo do Campo, SP: GEEM (Grupo Espírita Emmanuel), 1978. p.34-37.

LANÇAMENTO: CD - DEUS ESTÁ PRESENTE EM NOSSA VIDA



     Refletindo sobre a existência de Deus e sobre o papel indispensável que desempenha em nossa vida, esta palestra é um convite para nos voltarmos mais para as coisas espirituais e procurarmos encontrar Deus em tudo o que nos sucede.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PENSAMENTOS...

"Coisa vergonhosa é não praticarmos o que aconselhamos aos outros." - Isidoro de Sevilha.

Do livro:

Pensamentos..., p.23.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

AUXILIANDO-TE, AUXILIARÁS - MENSAGEM DE CHICO XAVIER / EMMANUEL




"Indispensável não esquecer que podes auxiliar a ti mesmo, através do amparo que dispenses aos outros.
***
Ocasiões aparecem, nas quais um simples grito ou uma queixa velada podem ser os dispositivos abertos a tumultos e sofrimentos sem conta.
***
Se a nossa agressividade é suscetível de exageros, aprendamos a corrigi-la para que não venhamos a desencadear explosões de azedume ou de cólera naqueles que amamos.
***
Se consegues suportar a moléstia que te aflige, não lhe dramatizes os sintomas para que a paz não se perca no ambiente em que vives.
***
Todo estado mental é contagioso, através da palavra em que se expressa.
Comunicamos o que sentimos, tanto quanto nos é possível doar do que somos e temos.
***
Muitas vezes, a criatura na Terra implora o Socorro Divino, derrubando os apoios humanos que a Divina Providência lhe ergueu no caminho para que lhe sirvam de escora em momento justo.
***
Auxilia a ti mesmo para que os outros te possam auxiliar.
***
Em nossa condição evolutiva, ainda não sabemos medir a resistência, uns dos outros.
Em razão disso, guardemos a nossa dor ou a emenda que é positivamente nossa e exportemos alegria e esperança onde estivermos.
***
Quantos te estimem a presença, compartilham-te o modo de ser.
Falam do que dizes, conduzem para a frente os sentimentos que nutres e reagem aos teus impulsos, conforme as tuas próprias ações.
***
Quando pedires a Deus determinado tipo de amparo, não te esqueças de que Deus se manifestará por aqueles com os quais te cercou as trilhas da existência.
***
Conserva os corações amigos por bênçãos do Céu, seguindo-te os passos.
Não lhes cries problemas para que não se perturbem, nem lhes imponhas inquietações capazes de induzi-los ao desespero.
***
'Ajuda-te e Deus te ajudará' - ensina a antiga sabedoria, mas, na maioria de nossas petições e requerimentos, é imperioso ajudar aos outros, em nome de Deus, para que, em nome de Deus, também os outros nos possam auxiliar."

Referência Bibliográfica:

XAVIER, Francisco C. / Espírito Emmanuel. Inspiração. São Bernardo do Campo, SP: GEEM (Grupo Espírita Emmanuel), 1978. p.28-33.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

ORAR COM FÉ



Precisas de alguma coisa?
Pede com fé em oração.
O Mais Alto tem por divisa
Atender com consideração.

Do livro:

A Espiritualidade em Quadras, cap. 9, p.90.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

PENSAMENTOS...


"A persistência é o caminho do êxito" - Charles Chaplin.

Do livro:
Pensamentos..., p.102-103.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

ACEITAÇÃO - MENSAGEM DE EMMANUEL / CHICO XAVIER




"Aceitação construtiva será sempre talvez mais da metade dos ingredientes de solução a qualquer dos problemas que, porventura, te aflijam. E dizemos “construtiva” porque não se trata de calma inoperante, mas sim de paciência, capaz de improvisar o bem, criando condições para que o bem se faça cada vez mais amplo para quantos nos partilhem a vida.
Reflitamos nisso e não recuses as dificuldades e provas que não possamos afastar ou remediar.

***
Antes de recolher-nos ao berço terrestre, na Vida Maior, escolhemos ou somos induzidos a escolher o tipo de experiências das quais temos necessidade para melhorar-nos ou promover-nos a planos mais elevados.
Diante disso, busca os recursos precisos à harmonização de tudo o que te interessa à paz e ao bom-ânimo para o desempenho das tarefas que a vida te atribui, mas não te proponhas a destruir os meios de que careces para que te sintas mais eficiente na construção geral.
***
Se trazes algum órgão doente, procura recursos para tratá-lo, convenientemente, como se torna indispensável, mas se a moléstia é irreversível, admite-a com paciência, nos domínios do próprio corpo, consciente de que ela terá função específica na preservação de tua paz.
***
Tenta recuperar determinados bens que perdeste, em vista da invigilância de amigos aos quais te confiaste; no entanto, se os teus devedores estão insolvíveis, esquece os prejuízos sofridos e segue para diante.
***
Protege o próprio lar contra a perturbação e a desarmonia, mas se a tua ação não surte efeito, aceita a casa em que vives por tua escola de regeneração e de amor.
***
Educa o parente difícil como puderes, entretanto, se esse mesmo familiar prossegue difícil, abraça-o, tal qual é, para que aprendas tolerância e humildade.
***
Rebeldia complica os melhores planos da vida.
Revolta é atraso lastimável em qualquer organização.
***
Acolhe as tuas dificuldades quando não consigas extingui-las, sanando-as, pouco a pouco, sob o esforço de tua energia serena.
Não fujas à luta que a vida te propõe, na intimidade de ti mesmo e, atendendo ao trabalho do dia-a-dia, a fim de superá-la, conserva a certeza de que é pelas tuas própias prestações de serviço ao bem comum que a bênção da vitória te marcará."

Referência Bibliográfica:

XAVIER, Francisco C. / Espírito Emmanuel. Inspiração. São Bernardo do Campo, SP: GEEM (Grupo Espírita Emmanuel), 1978. p.23-27.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

AMOR SEMPRE



Ontem, hoje e amanhã: Amor!
Resumo de todos os mistérios
Da Terra e dos planos sidéreos,
Força Soberana do Criador!

Um misto de alegria e de dor
Formam sentimentos etéreos,
Expressão de problemas sérios
Que no homem estão em vigor!

Para tudo resolver com preemência
Buscando sempre a excelência
Basta o exercício do amor!

É luz que brilha de modo constante,
Qual a estrela mais brilhante,
Ontem, hoje e amanhã: Amor!

Do livro:

Alguém te espera & outros poemas, p.17.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

JAMAIS DESISTAS DO AMOR


"Não desistas do amor,
Alegando só sofrer,
Pois desistir dele
É desistir de viver!"

Do livro:

50 Quadras sobre o Amor, p.57.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

LANÇAMENTO: CD - O TEU CRISTO

Este CD apresenta uma palestra que interpreta e analisa uma mensagem do Espírito Joanna de Ângelis, psicografada pelo médium baiano Divaldo Pereira Franco, retirada do livro "Filho de Deus". Tanto a palestra quanto a mensagem estão disponíveis gratuitamente neste blog.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PENSAMENTO...

"O gênio, esse poder que deslumbra os olhos humanos, não é outra coisa senão perseverança bem disfarçada." - Goethe.


Do livro:
Pensamentos..., p.104.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

SEQUÊNCIA - MENSAGEM DE CHICO XAVIER / EMMANUEL



Se desejas alcançar a caridade e a ciência nos cimos do progresso, observa a produção da árvore sábia e simples.
De início, a sementeira.
Mais tarde, o crescimento.
Depois, a floração.
No fim, a frutescência.
***
Não pedirás, assim, à roseira nascitura que se cubra de flores, simplesmente porque surja a teus olhos. Oferecer-lhe-ás água e adubo, carinho e defesa para que te possa retribuir na tela das horas com o ramo perfumado a enriquecer-te o jardim.
***
Não reclamarás da criança a interpretação da cultura clássica, apenas porque demonstre vivacidade e inteligência. Dotá-la-ás, como é justo, com os talentos da escola e da educação, para que, no curso dos dias, te satisfaça a exigência.
***
Lembra-te da casa nobre começando nos alicerces, e não te desmandes na presa, a fim de que a tua existência se ajuste à gloriosa sinfonia da vida.
***
Ninguém trairá os imperativos do tempo, no campo da evolução.
***
As próprias constelações e os próprios átomos obedecem à lei do ritmo e procedem segundo as disposições da ordem no seu mecanismo certo.
***
Recordemos, desse modo, quanto temos recebido dos Benfeitores da Vida Mais Alta, em tolerância e renúncia, até abordarmos a faixa de entendimento em que hoje nos situamos e, endereçando à retaguarda as mãos incansáveis e amigas, saibamos ajudar e socorrer, perdoar e amparar, infatigavelmente, na certeza de que, apenas assim, repetindo indefinidamente as lições do roteiro, sob a inspiração da bondade e da paciência, é que atingiremos, por nós mesmos, a auréola da sabedoria e do amor que nos aguarda ante a luz dos sóis sublimados e infinitos.

Referência Bibliográfica:

XAVIER, Francisco C. / Espírito Emmanuel. Inspiração. São Bernardo do Campo, SP: GEEM (Grupo Espírita Emmanuel), 1978. p.19-22.


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O ÓDIO E O AMOR


O ódio é terrível algema
Que prende e agrilhoa;
O amor é valiosa gema
Que encanta e galardoa!

Do livro:
50 Quadras sobre o amor, p.37.

Pesquisar