Pensamento...

"Eu sou o Colombo da minha alma e diariamente descubro nela novas regiões." | Gibran Khalil Gibran.

Buscadores espirituais...


 

domingo, 23 de fevereiro de 2014

DISCIPLINA E VIDA - CHICO XAVIER / EMMANUEL

DISCIPLINA E VIDA

Observa a disciplina nos fundamentos da natureza.
***
Necessitas da fonte para assegurar a abundância do celeiro, mas se lhe impedes o curso natural, sem dar-lhe represa inteligente, nada farás com ela senão charcos destruidores.
***
Precisas do fogo por agente básico de sustentação da existência, no entanto, sem barragem que lhe garanta limite, nada obterás dele senão cinzas.
***
Não prescindes do alfabeto para grafar o livro indispensável à instrução, todavia, se não colocas cada letra e cada palavra na estrutura da frase, nada granjearás senão esforço inútil.
***
Desfrutas o apoio da energia elétrica, no parque de vantagens da civilização, qual se possuísses centenas de braços mágicos, para acionar-te os serviços, entretanto, se não atendes a cada implemento de instalação no lugar próprio, nada conseguirás senão o perigo da força descontrolada, ameaçando a ti mesmo.
***
Assim, na experiência comum.
Analisa a tua posição e função e faz o melhor que possas.
***
Cada peça do mundo é chamada à ação do conjunto em situação adequada.
***
Todos sabemos que, por suas qualidades e possibilidades polimórficas, a inteligência humana não é literalmente comparável aos elementos simples da natureza, mas com os nossos enunciados queremos tão somente dizer que se o homem pode e deve servir de múltiplos modos a benefício dos outros, é imperioso compreender que sem disciplina nos encargos que a vida lhe atribui e sem lealdade ante os compromissos que assume, será sempre um obreiro de êxito improvável e de eficiência impossível.
Emmanuel

Referência bibliográfica:
XAVIER, Francisco C. (Espíritos Diversos). Passos da Vida. 6.ed. Araras-SP: IDE, 1991. p. 37-39.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar