Pensamento...

"Eu sou o Colombo da minha alma e diariamente descubro nela novas regiões." | Gibran Khalil Gibran.

Buscadores espirituais...


 

terça-feira, 20 de julho de 2010

A LIÇÃO DE LICURGO

Segundo os autores clássicos, como Heródoto, Xenofonte e Plutarco, Licurgo teria vivido num período difícil de ser precisado, situado entre os séculos XII e VII a.C. e seria o responsável pela organização social, política e militar dos espartanos.
Licurgo, portanto, seria um homem muito sábio...
Conta-se que ele estava presente na apella, instituição que implementara, constituindo uma espécie de assembleia, quando uma das pessoas que estavam presentes lhe interpelou e pediu que lhes falasse sobre a educação. Licurgo teria pensado um pouco, antes de consentir, pedindo o tempo de um ano para preparar-se. Quem fez o pedido e os demais que ali estavam ficaram surpreendidos com a sua atitude, pois esperavam um comentário breve e esclarecedor sobre a questão formulada. A mente comum dificilmente alcança os vôos da mente sábia.
Passado o tempo requerido, Licurgo apresentou-se no mesmo lugar, voltando a se reunir com os membros da comunidade espartana. Sem falar nada, mostrou duas gaiolas. Numa delas haviam duas lebres e, na outra, dois cachorros. Pediu a atenção de todos, anunciando que faria uma importante demonstração. Soltou uma das lebres e, em seguida, um dos cães. O resultado foi o esperado: o cachorro perseguiu a lebre até pegá-la e estraçalhá-la, num espetáculo agradável aos presentes. Logo depois, soltou a outra lebre e o outro cão. Para a surpresa geral, ao invés da lebre fugir e do cão persegui-la, ambos passaram a brincar, relacionando-se pacificamente.
Licurgo geralmente era lacônico, preferindo falar com exemplos. Todos os que presenciaram a sua demonstração entenderam o que ele queria dizer, mesmo sem ter sido necessário nenhum discurso.
A educação, de fato, faz toda a diferença para o comportamento humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar