Pensamento...

"Eu sou o Colombo da minha alma e diariamente descubro nela novas regiões." | Gibran Khalil Gibran.

Buscadores espirituais...


 

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

AS ASSOMBRAÇÕES DO CRESCENT HOTEL

Localizado em Eureka Springs, cidade do Arkansas, nos EUA, o Crescent Hotel tem uma peculiaridade muito interessante: ele é mal-assombrado. Isso mesmo, mal-assombrado!
Conta-se que um homem chamado Norman Baker havia aplicado um tremendo golpe. Iludiu inúmeras pessoas que tinham câncer, mentindo que possuía um remédio para curar tal doença. Em 1929, no auge da Grande Depressão, após fazer pequena fortuna e algumas das suas vítimas morrerem do câncer que ele prometera curar, Baker transferiu-se para o Arkansas, fugido, onde comprou um hotel já falido, empreendendo um novo negócio.
No entanto, o novo negócio não prosperou muito, como desejava, pois os hóspedes não permaneciam muito tempo no hotel. Afirmavam que o mesmo era assombrado. Viam vultos, objetos que se moviam, cortinas que balançavam fortemente mesmo com as janelas fechadas, escutavam sons estranhos que lembravam gemidos de alguém com dor, etc.
O próprio Baker começou a ficar angustiado, pois associou as aparições em seu hotel com as vítimas que ele ludibriara e que morreram, vindo agora, do mundo dos mortos, vingar-se dele.
Baker quase enlouqueceu, afastando-se dos negócios e evitando aplicar novos golpes.
Mesmo assim, as assombrações no Crescent Hotel nunca cessaram, sendo hoje até exploradas comercialmente.
***
Casos como este são mais comuns do que se pensa.
Os lugares mal-assombrados são de todos os tempos e lugares.
Documentos antigos do Egito, da Babilônia, da Grécia, da Roma, da China, etc., noticiam a ocorrência de fenômenos insólitos em casas, palácios, templos, florestas..., vulgarmente reputados como mal-assombrados e geralmente relacionados à intervenção dos mortos.
É um fenômeno, por assim dizer, praticamente universal.
Os lugares ditos mal-assombrados, abstração feitas dos exageros e das superstições que os cercam, denotam a existência dos Espíritos e a possibilidade dos mesmos de se comunicarem conosco.
O mesmo afirma Allan Kardec no capítulo IX de O Livro dos Médius, que é todo destinado ao tratamento desta temática, que:
“As manifestações espontâneas, que em todos os tempos se hão produzido, e a persistência de alguns Espíritos em darem mostras ostensivas de sua presença em certas localidades, constituem a fonte de origem da crença na existência de lugares mal-assombrados[1].”
No caso do Crescent Hotel, a causa e a natureza das manifestações são bem conhecidas. Os Espíritos, por terem sido enganados num momento de dor e desespero, mantendo-se numa condição de desequilíbrio, de perturbação espiritual, acoplaram-se à Norman Baker, a quem responsabilizavam por sua desdita e inquietação, passando a assombrá-lo, bem como o hotel que adquirira com dinheiro ilícito.
É claro que Baker e o seu hotel só foram perseguidos por aqueles Espíritos cegos de revolta e com sede de vingança e, portanto, incapazes de compreender sua nova condição e a necessidade de desprendimento e perdão para poderem seguir adiante.
Pode-se dizer que a assombração durará tanto tempo quanto durar a causa que a motiva. No caso do Crescent Hotel, foi a vingança, o ódio, a raiva... Enquanto perdurarem, as manifestações continuarão se verificando.
Nisso, como em tudo, convém sempre uma conduta reta e um procedimento alinhado com o amor e o bem, afim de não se cair nas malhas intrincadas do erro e do crime, acarretando severas e duras conseqüências para os implicados.
Tivesse Norman Baker agindo honestamente, por certo não teria terminado os seus dias sobre a Terra cheio de angústia e perturbação...
O caminho fácil nem sempre é o melhor.
Já alertava Jesus: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram[2]”.



[1] KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. Rio de Janeiro: FEB, p.174.
[2] MATEUS, 7:13.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa, Carlos.
    Tenho certeza de que este será mais um espaço iluminado, para esclarecimento e compartilhamento de idéias.
    Grande abraço!
    Raquel de Castro
    Sapiranga

    ResponderExcluir

Pesquisar