Pensamento...

"Eu sou o Colombo da minha alma e diariamente descubro nela novas regiões." | Gibran Khalil Gibran.

Buscadores espirituais...


 

domingo, 1 de agosto de 2010

EM BUSCA DA FELICIDADE

Excerto do capítulo quatro do livro A Espiritualidade em Quadras:

Ainda que não pareça, nós estamos no mundo para sermos felizes e não é outro senão esse o desejo de cada um. Mas, então, por que tanta infelicidade? Por que a maioria das pessoas está insatisfeita consigo mesma e com a sua existência? Por que o que mais ouvimos durante o dia são queixas e reclamações?
Semelhante estado de coisas decorre da incompreensão quanto à nossa realidade espiritual. Desconhecedores da nossa condição de Espírito provisoriamente num corpo físico, que vive e morre, enquanto o ser espiritual jamais deixa de viver, pois é imortal, subordinamos quase todos os nossos interesses à satisfação dos impositivos biológicos, não dando a atenção devida aos sentimentos, às emoções, aos relacionamentos...
A Humanidade possui milhares de anos de História, através dos quais sofreu grandes e profundas transformações, sobretudo no campo da ciência e da tecnologia, o que nos distancia das nossas origens primevas, no tempo das cavernas. Todavia, não existe nenhuma evidência de que o homem atual seja mais feliz do que o fora o homem pré-histórico ou de qualquer outro período histórico, o que assinala o descompasso em relação a sua natureza intrínseca, que é espiritual.
Hoje, temos à nossa disposição cada vez mais conforto, comodidade e tecnologia, mas não possuímos na mesma proporção uma quota maior de alegria e de felicidade. Pelo contrário, parece que os problemas se avolumam, que os conflitos se multiplicam e que as dificuldades se agigantam.
[...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar